A paella é um prato muito famoso no mundo todo e chama atenção é claro pelo seu sabor, mas também por ser um prato colorido e cheio de aromas diferentes. Esse prato teve origem na região costeira da Espanha, mais especificamente em Valencia e tem como ingrediente principal o arroz.

No começo era preparada pelos camponeses que misturavam diferentes ingredientes ao arroz e comiam diretamente da panela. Hoje esse prato espanhol caiu nas graças do mundo todo e foi sendo adaptada nos diferentes países que a preparam.

Os frutos do mar são importantes coadjuvantes para o arroz nesse prato, em uma versão mais mediterrânea da Paella, sempre feita com produtos bem fresquinhos.

Paella

A Paella deve ser preparada em uma panela diferente, geralmente larga e de fundo raso, ideal para concentrar o calor por toda a panela, cozendo os ingredientes uniformemente. Assim como a Paella caiu nas graças de todo o mundo, no Brasil ela tem espaço cativo nas mesas de almoços de família e também em menus de diversos restaurantes.

Onde encontrar Paella em São Paulo

Em São Paulo é possível provar dessa delícia em diversos estabelecimentos como a Adega Santiago, o Don Curro, O Don Pepe Di Napoli, El Patio, Fuentes, entre outros restaurantes especializados nessa especiaria tão saborosa. O litoral também é um bom lugar para achar boas Paellas, pelo fato de se obter frutos do mar super frescos.

Paella valenciana na praia

Para quem não quer sair de casa para provar esse prato é possível reproduzir a Paella na sua própria cozinha sem muitos mistérios.

Existe diversos tipo de preparo, com frutos do mar, com frango, com legumes, o importante é conseguir passar o espírito da culinária no sabor do prato, usando especiarias como açafrão, alho, pimenta e nunca se esquecer de um bom azeite.

Para preparar é possível ir adicionando os ingredientes na panela específica, como já foi dito anteriormente, de acordo com o tempo de cocção de cada um e deixá-la tampada até que todos cheguem ao ponto e o arroz cozinhe aos poucos.

Enfeitar o prato de Paella também pode ser um diferencial interessante, guarde alguns dos ingredientes e coloque em cima do arroz, trazendo ainda mais vida ao prato.

Paella na brasa