A criação da sauna remonta a pré-história. Foi inventada há mais de nove mil anos por povos nômades da Finlândia. Tratava-se de uma construção de dois andares feita ao pé de uma montanha, no que a parte inferior abrigava um forno quente responsável pelo aquecimento do andar superior, onde as pessoas ficavam.

Já à época, o uso da sauna tinha fins terapêuticos e mesmo cerimônias. Esse método originou a hoje chamada sauna seca, com temperaturas altas e sem umidade.

Beneficios da Sauna Seca

Mais tarde, os turcos desenvolveram essa técnica e deram origem à sauna a vapor. Consistia em aquecer um caldeirão de água sob um teto côncavo, fazendo com que o vapor ficasse concentrado e a temperatura no recinto fosse elevada.

Beneficios da Sauna a Vapor

Benefícios da sauna

As construções das saunas seca e a vapor certamente se tornaram mais modernas, mas as propriedades terapêuticas e os benefícios à saúde continuam intactos. E tudo isso a partir de uma premissa simples, mas poderosa: a alta temperatura.

O calor oriundo dos banhos de sauna faz com que o coração precise trabalhar tanto quanto em uma corrida amena, por exemplo, sendo equivalente a exercícios cardiovasculares devido ao estímulo da circulação sanguínea.

Fotos de sauna seca

O dilatamento dos vasos sanguíneos, que tem a capacidade de reduzir a pressão e pulsão arterial, faz com que seu corpo fique relaxado. Após um dia rotineiro, então, banhos de sauna podem ser uma excelente opção para desestressar.

Além do mais, os relaxantes banhos de sauna podem ajudar na perda de peso. Isso acontece devido à liberação do excesso de líquidos que nosso organismo retém; por consequência, a sauna pode amenizar sensações de inchaço. Ao optar pela sauna a vapor, pouco mais de 100 gramas podem ser eliminadas em apenas 10 minutos; já na sauna seca, esse número pode chegar até 500, no mesmo período de tempo.

Projeto / Fotos de sauna seca

Por fim, a sauna a vapor irá fazer com que haja o dilatamento da camada superficial da pele (epiderme), eliminando impurezas. Vale lembrar que não são as toxinas que estão dentro do organismo que serão expelidas, mas somente as prostradas na epiderme. De qualquer forma, após uma sauna você estará mais leve, com a pele mais limpa e com o corpo relaxado.